19 marzo, 2008

Outer Space

Arthur Clarke, o homem por trás de muitos delírios em gravidade zero do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, morreu ontem, no Sri Lanka, aos 90 anos.

Clarke moved to Sri Lanka in 1956, lured by his interest in marine diving which he said was as close as he could get to the weightless feeling of space. "I'm perfectly operational underwater," he once said.

Aprendi a gostar de matemática porque li uma edição embolorada do Elementos, de Euclides, e porque vi um dos documentário de Clarke, Fractals: Colors of Infinity. Me apaixonei por geometria euclidiana, mas passei muito mais tempo na frente do computador, aprendendo a criar fractais num software em alemão, que me mandou, via mIRC (!), um amigo virtual que tinha em Hannover.

Depois, quando caí de amores pela filosofia, vi numa madrugada chuvosa na TV Escola (!) o último filme que vi apresentado pelo Arthur Clarke e que talvez, em seu tempo, tenha sido um dos motivos pelos quais vim a estudar o que estudo, chamado Is God a Number?, uma pergunta extremamente intrigante para uma menina de 17 anos que tinha acabado de entrar no curso de Direito e se havia desiludido dele na primeira semana.

Até hoje tento encontrar esses documentários, apesar de que pude ver online outra vez o primeiro deles na web do Gordon Fims, que produzia o que Clarke sonhava.

Infelizmente, hoje tudo isso está a disposição somente para compra, eu não uso mais o mIRC, não há TV Escola na Espanha e o Arthur Clarke morreu.

2 comentarios:

Anónimo dijo...

Só há um sucessor pra Arthur Clarke, porém muito mais engraçado e cínico: Douglas Adams.

Por isso, a resposta pra a sua pergunta é verdadeira:

god is 42.

sorry for the nuisance.

Anónimo dijo...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Webcam, I hope you enjoy. The address is http://webcam-brasil.blogspot.com. A hug.

 

Roberta Gonçalves, 2007 - We copyleft it!