04 abril, 2008

Espanha precisa de 150 mil imigrantes por ano

Essa semana, a FolhaOnline publicou:


(Da Agencia Ansa)

A Espanha irá precisar de 157 mil novos imigrantes por ano até 2020, apesar da desaceleração econômica, segundo um estudo realizado pela Fundação Empresa e Sociedade.

A necessidade de mais de 2 milhões de imigrantes é conseqüência da "transformação radical" que irá ocorrer entre 2005 e 2020 na população de 16 a 19 anos, que irá passar de 15,8 para 11 milhões, e na de 40 a 64 anos, que irá de 13,4 para mais de 17 milhões.

Os imigrantes "contribuíram para o crescimento de 50% do PIB nos últimos cinco anos. Mais da metade dos empregos criados neste período de tempo têm sido para imigrantes", explicou Rafael Puyol, demógrafo e vice-presidente da fundação.

Atualmente, 9,93% da população espanhola (que é de aproximadamente 45 milhões de pessoas) são de imigrantes e estima-se que, entre eles, 1,2 milhão são irregulares. O estudo ressalta que a imigração "não apenas faz crescer, mas também que é fundamental para manter a economia em setores como o hoteleiro, o comércio, o serviço doméstico ou o cuidado de pessoas dependentes, onde a população residente da Espanha não vai poder cobrir".

A menor atividade no setor da construção, apontam os autores do estudo, "não deve gerar alarme social pelo possível desemprego", já que é provável uma retomada da construção de casas e de obras públicas.



Ou é porque estamos vivendo em universos paralelos, ou existe uma falha no espaco-tempo-contínuo que fica no caminho entre o Brasil e a Espanha, que faz com que as notícias passem pelo planeta Bizarro do Superman, e tudo o que dizem de nós, estrangeiros, por lá, nos dizem ao contrário aqui.

No hay comentarios:

 

Roberta Gonçalves, 2007 - We copyleft it!